quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

SINDACS-AL PARTICIPA DE MOBILIZAÇÃO CONTRA AUMENTO DA PASSAGEM

AUMENTO DA PASSAGEM É ROUBO


     Maceió é uma cidade com mais de um milhão de habitantes e tem mais 70% de suas famílias vivendo com menos de um salário mínimo, exclusivos para alimentação. Foi concedido pelo Tribunal de Justiça de Alagoas a perimissão para que as empresas de ônibus aumentasse a passagem de 2,10 para 2,30.
     A população de Maceió paga caro por um transporte sucateado, que nos coloca em situações subhumanas, emfrentamos diariamente superlotação de passageiros nos ônibus que frequetemente quebram, passamos horas nos pontos.
     Por tudo isso o SINDACS-AL na pessoa do Fernando Cândido, presidente esteve participando da manifestação, em frente ao TJ-AL, contra o aumento abusivo da passagem de ônibus. 
Postado por Fernando Cândido

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Reunião Ordinária da Diretoria e Coordenação do SINDACS-AL.

Reunião Ordinária da Diretoria e Coordenação do SINDACS-AL.

HOJE QUINTA FEIRA DIA 23.02.2012, HOUVE A REUNIÃO DA DIRETORIA E COORDENAÇÃO DO SINDACS-AL, NA SEDE DO SINDICATO NO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA PARTICIPOU OS  DIRETORES : VICE PRESIDENTE ANSELMO DOS SANTOS, TESOUREIRO JADE ALBUQUERQUE, SECRET. GERAL  WELLINGTON SOARES, DIRETOR  ADMINISTRATIVO MANOEL FELIX, DIRETORA SÓCIO CULTURAL  GUIRENE, SEGUNDO. SECRET. ROBERTO,  SEGUNDO TESOUREIRO CARLOS ANDRÉ, REPRESENTANTES DO CONSELHO FISCAL : CREUZA FEITOSA E FRANCISCO DE MELO, ABERTA A REUNIÃO OS COORDENADORES COLOCARAM OS AVANÇOS DE CADA MUNICIPIO PARA UMA AVALIAÇÃO DA EXECUTIVA, ALEM DE DISCUTIR PROPOSTAS DE DATAS PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS, PARA ASSEMBLEIA DE FORMAÇÃO DA COMISSÃO ELEITORAL DO SINDICATO, EM SEGUIDA FOI DELIBERADO UMA PROXIMA REUNIÃO DA EXECULTIVA E COORDENAÇÃO DO SINDICATO PARA O DIA 09.03.2012, ÀS 8HORAS NA SEDE DO SINDICATO EM ARAPIRACA.



Audiência na Procuradoria Regional do trabalho de Arapiraca sobre implantação a Insalubridade dos ACSs de Campo Alegre/AL.

Audiência na procuradoria regional do trabalho com o Procurador do Trabalho Alexandre Magno Morais Batista de Alvarenga, com os agentes de saude de Campo Alegre/AL,  para implantação da insalubridade, de grau médio 20% no momento foi apresentado documentos que comprova que os agentes comunitários de saúde tem direito a insalubridade por trabalharem com pacientes que tem tuberculose. presente os diretores do SINDACS-AL: Anselmo dos Santos e Jade Albuquerque. 

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Reunião na AMA definine Plano de Carreira

Reunião para elaboração do Plano de Carreira de São José da Tapera
Coordenador Regional do SINDACS-AL, Edinho

Professor Milton Canuto

Hoje, dia 27 de fevereiro, na sede da AMA - associação dos Prefeitos alagoanos, o Coordenador Regional do Sertão, Edson esteve reunido com o Professor Milton Canuto, especialista na criação de PCCS – Planos de Carreira. O objetivo da reunião foi a elaboração do Plano de Cargos e Carreira de São José da Tapera, o resultado foi positivo, pois foram aceitas as propostas apresentadas pelo representante do SINDACS-AL. Segundo Edinho, como é mais conhecido, as propostas apresentadas asseguram vantagens para os Agentes no que diz respeito a qualificação. O Plano de Carreira será apresentado pelo coordenador do SINDACS-AL aos Agentes e em seguida será enviado a Câmara de Vereadores.    
Postado por Fernando Cândido

MISSA DE AÇÃO DE GRAÇA

CONVITE
O SINDACS-AL tem a honra de convidar os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias de Maceió, para participar da Missa de Ação de Graça, a ser realizado no dia 02 de março, na Igreja de Nossa Senhora das Dores, localizada a Rua Belmiro AmorimSanta Lucia, Maceió-AL, a partir das 19:00h.
Precisamos agradecer pela efetivação e pedir a Deus que os Agentes que ainda não foram efetivados tenham sua documentação analizada e consequêntemente possam ser efetivados.
Postado por Fernando Cândido

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Culto de ação de graça

CONVITE

     O SINDACS-AL tem a honra de convidar os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias de Maceió, para participar do Culto de Ação de Graça, a ser realizado na próxima quarta, dia 29 de fevereiro, na Igreja do Evangelho Quadrangular, localizado a Rua dos Timbiras, 1249, Ponta Grossa, Maceió-AL, a partir das 19:30h.
     Precisamos agradecer as graças alcançadas e fazer uma corrente de oração para pedir a Deus que a comissão de certificação seja reinstalada e os Agentes que ainda não foram efetivados tenham sua documentação analizada e consequêntemente possam ser efetivados. 

Postado por Fernando Cândido
    

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

jornal dos Agentes de Saúde

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Médico de 31 anos é a primeira vítima da dengue na Bahia em 2012

 Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

A Secretaria de Saúde da Bahia confirmou que um homem de 31 anos é a primeira vítima fatal de dengue hemorrágica em 2012, registrada em Salvador. De acordo com o órgão, o médico Igor Porto Caldas perdeu a vida na última terça-feira no Hospital São Rafael, após passar por diversas unidades médicas do Estado.
Segundo funcionários da Clínica Santa Bárbara, em Jacobina (a 345 km de Salvador), onde o médico trabalhava e recebeu os primeiros cuidados clínicos, Igor foi internado na última sexta-feira com uma febre bastante alta.
"No sábado, o dr. Igor chegou a apresentar 42 graus de febre. Como ele era alérgico a medicação antitérmica, os médicos tentaram normalizar a sua temperatura com banhos frios", informou uma funcionária da unidade, que preferiu não ser identificada. Como os clínicos não conseguiram normalizar a temperatura corpórea de Igor, o médico foi então transferido para o Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana, no sábado pela manhã.
Chegando ao Clériston, Igor foi levado para o Hospital Couto Maia e, logo após, encaminhado para o Hopital São Rafael, ambos em Salvador. Ele foi foi enterrado na tarde da última terça-feira, no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador. O médico, natural de Ilhéus, deixa esposa e dois filhos.
A dengue
A doença é transmitida pela picada do mosquito hospedeiro infectado, o Aedes aegypti. O vírus passa por um período de incubação de quatro a 10 dias. Os primeiros sinais são febre alta, dor nas articulações e músculos, fraqueza, falta de apetite, manchas avermelhadas pelo corpo, fortes dores de cabeça e dor no fundo dos olhos.
A chamada dengue clássica cura-se naturalmente, quando o organismo livra-se do vírus através de anticorpos. A forma hemorrágica, no entanto, requer mais cuidados. Quando o paciente apresenta o quadro hemorrágico existe sangramento da gengiva, das narinas e de órgãos internos, o que ocasiona dores abdominais.
Não existe um tratamento específico para a dengue, mas apenas para os sintomas. Ou seja, antitérmicos auxiliam a controlar a febre e os analgésicos amenizam as dores musculares e de cabeça, por exemplo. Quando há suspeita da doença, todos os medicamentos que sejam feitos à base de ácido acetil salicílico têm de ser evitados.

Aula Inaugural

Aula Inaugural dos Cursos Técnicos do PROFAPS

03/01/2012

O curso e as adesões terá inicio no primeiro trimestre de 2012.

Escrito por: Priscila Bastos


O coordenador Estadual do SINDACS/BA, Edson Morais esteve presente na mesa da Aula Inaugural dos Cursos Técnicos do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio Para a Saúde - PROFAPS Cursos de: Radiologia, Análises Clínicas, Vigilância e Saúde.

O SINDACS/BA e os 120 ACE dos 12 Distritos Sanitários, participaram da
primeira aula inaugural na Escola Jorge Novis.

O Curso de Técnico de Vigilância em Saúde com carga horária de 16h será para todos os ACE de Salvador e região. O curso e as adesões terá inicio no primeiro trimestre de 2012.

O SINDACS/BA solicitou no Conselho Estadual e na própria Escola que o curso tenha início no município de Salvador, "pela vontade categoria e o reconhecimento e valorização dos trabalhadores com a desprecarização
do vínculo empregatício", explicou Edson, e emendou: "Esperamos que Secretaria Municipial de Saúde (SMS) não se oponha naliberação dos ACE na fase inicial do curso".

Estiveram também na aula inaugural, a  Superintendente de Recursos Humanos em Saúde, Telma Oliveira, a Diretota da Escola de Formação Técnica do SUS/BA,  Maria José Camarão, Diretor da DITEC SESAB, Handerson Leite, Dra.Jesuina (DIVEP), Coordenadora de Núcleo Microregional das Linhas de Cuidado e Educação permanente da Atenção Básica, Roseli Maria Ribeira,também a coordenadora de Núcleo Microregional das Linhas de Cuidado em Educação permanente da Atenção Básica, Maria Amélia Fagundes, a Técnica da Vigilância Epidemiologica 13ª Dires, Márcia Patricia Costa Cerqueira (representante da Diretora do Lacen/Salvador).
 

VISITA FREQUENTE DO SINDACS-AL NAS BASES




O SINDACS-AL esteve presente no município de Barra de São Miguel. A reunião aconteceu no dia 23 de fevereiro, às 15h e teve a participação do Presidente do SINDACS-AL, Fernando Cândido do Coordenador Regional, Nelson Cordeiro e do Advogado, Dr. Antônio Ferreira. O presidente da entidade colocou as ações que o SINDACS-AL vem desenvolvendo no estado e no país. Nelson Cordeiro Levantou a pauta de reivindicações a ser apresentada ao Gestor para negociação coletiva da categoria e fez questão de mencionar que nossa entidade conseguiu promover a efetivação de três agentes naquele município. A participação do Advogado do sindicato se deu pelo fato que no município o sindicato ingressou com uma ação para REQUERER o retroativo do adicional de insalubridade do período em que os agentes não o recebiam e a sentença foi favorável, ou seja, os agentes receberam os recursos provenientes ao período em que o município não havia repassado o adicional por atividade insalubre. O Advogado informou que os valores são correspondentes aos 05 anos retroativos em que os agentes não tinham recebido o referido percentual.

Postado por Fernando Cândido
SINDACS-AL PRESENTE NOS MUNICÍPIOS ALAGOANOS

De amarelo, Dr. Antônio Ferreira, Advogado do SINDACS-AL ao lado da Coordenadora Regional, Priscila Bezerra

O SINDACS-AL esteve presente no município de Porto Real do Colégio e no município de São Braz, a reunião aconteceu no dia 23 de fevereiro e teve a participação do Presidente do SINDACS-AL, Fernando Cândido da Coordenadora Regional, Priscila Bezerra e do Advogado, Dr. Antônio Ferreira. O presidente da entidade colocou as ações que o SINDACS-AL vem desenvolvendo no estado e no país. Priscila informou das ações do SINDACS-AL nos municípios e informou que a participação do Advogado do sindicato se deu pelo fato que em Porto Real do Colégio nossa entidade ingressou com uma ação para assegurar a implantação do adicional de insalubridade no percentual de 20%, além de postular o retroativo. O Advogado informou que as ações estão tramitando e que aguardo sucesso na sentença do Juiz. Para os Agentes a visita do SINDACS-AL foi muito importante porque tirou dúvidas e trouxe informações importantes para a categoria.  
Postado por Fernando Cândido

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

REUNIÃO DA DIRETORIA E COORDENAÇÃO DO SINDACS-AL

REUNIÃO DA DIRETORIA E COORDENAÇÃO DO SINDACS-AL

HOJE QUINTA FEIRA DIA 23.02.2012, HOUVE A REUNIÃO DA DIRETORIA E COORDENAÇÃO DO SINDACS-AL, NA SEDE DO SINDICATO NO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA PARTICIPOU OS  DIRETORES : VICE PRESIDENTE ANSELMO DOS SANTOS, TESOUREIRO JADE ALBUQUERQUE, SECRET. GERAL  WELLINGTON SOARES, DIRETOR  ADMINISTRATIVO MANOEL FELIX, DIRETORA SÓCIO CULTURAL  GUIRENE, SEGUNDO. SECRET. ROBERTO,  SEGUNDO TESOUREIRO CARLOS ANDRÉ, REPRESENTANTES DO CONSELHO FISCAL : CREUZA FEITOSA E FRANCISCO DE MELO, ABERTA A REUNIÃO OS COORDENADORES COLOCARAM OS AVANÇOS DE CADA MUNICIPIO PARA UMA AVALIAÇÃO DA EXECUTIVA, ALEM DE DISCUTIR PROPOSTAS DE DATAS PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS, PARA ASSEMBLEIA DE FORMAÇÃO DA COMISSÃO ELEITORAL DO SINDICATO, EM SEGUIDA FOI DELIBERADO UMA PROXIMA REUNIÃO DA EXECULTIVA E COORDENAÇÃO DO SINDICATO PARA O DIA 09.03.2012, ÀS 8HORAS NA SEDE DO SINDICATO EM ARAPIRACA.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Bloco da Saúde em Anadia

SINDACS-AL pede repasse do incentivo de final de ano em Anadia

Secretária de Saúde, Luciana; Fernando exibindo a camisa do bloco e Vieira coordenador municipal

Aconteceu no dia 17 de fevereiro, em Anadia o bloco da saúde. A participação dos Agentes foi visível e contou com a presença do coordenador municipal do SINDACS-AL, José Vieira. No mesmo dia o Presidente do SINDACS-AL teve uma reunião com a Secretária de Saúde, Luciana, que inclusive é ex agente de saúde e presenteou o Presidente com uma camisa do bloco. Fernando agradeceu e explicou que a reunião tinha o objetivo de ratificar a solicitação feita pelo sindicato, através do Coordenador Regional Roberto Eufrásio do repasse do recurso correspondente ao incentivo adicional, enviado pelo Ministério da Saúde. A Secretária de Saúde afirmou que os agentes contam que seu apoio e que repassar este incentivo refletirá o reconhecimento da gestão ao trabalho relevante prestado pela categoria, no entanto será necessário convencer o Prefeito. Vieira ressaltou que a Secretária é acessível e isso é um ponto muito positivo para avançarmos nas conquistas dos agentes. Foi discutido ainda o repasse de um incentivo também para os Agentes de Endemias.
Postado por Fernando Cândido
Agentes fecham acordo em Maribondo





Hoje, dia 17 de fevereiro de 2012, às 10h, o SINDACS-AL esteve em Maribondo, reunido com os Agentes de Saúde. A reunião contou a participação do Presidente do SINDACS-AL e teve a finalidade de apreciar a proposta apresentada pela secretária de Saúde de Maribondo a cerca das reivindicações da categoria. Após o debate os agentes concordaram com a proposta. A partir de fevereiro o vencimento corresponderá a: salário base de 622,00 + insalubridade de 195,00 + 31,00 de qüinqüênio + gratificação de 65,00, totalizando vencimento de 913,00. Além disso, a Secretária assumiu o compromisso de até março enviar ao legislativo municipal o resultado do trabalho da comissão de revisão do Plano de Carreira dos servidores.  Será garantido ainda no mês de fevereiro o repasse do protetor solar e em março do fardamento e a bolsa.
Postado por Fernando Cândido

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

SINDACS-AL PRESENTE NOS MUNICÍPIOS ALAGOANOS

SINDACS-AL VISITA MUNICÍPIO DE JAPARATINGA


Reunião com ACS e ACE na Cãmara Municipal de Japaratinga

     O SINDACS-AL se fez presente, através do Presidente e do Coordenador Municipal de Maragogi, Fernando e Alex, respectivamente em Japaratinga. A reunião aconteceu na sede do Poder Legislativo Municipal e teve o objetivo de levar informações das ações do sindicato e encaminhar requerimentos referentes ao incentivo de final de ano e insalubridade.

Postado por Fernando Cândido

SINDACS-AL NOS MUNICÍPIOS ALAGOANOS

Reunião em Maragogi

Fernando e Alex no plenário da Cãmara Municipal de Maragogi

Secretária de Saúde de Maragogi, Drªaria Lucineide Paulo da Silva
     O SINDACS-AL esteve presente, através de seu Presidente, Fernando Cândido e do coordenador municipal, Alex no município de Maragogi. A reunião teve a finalidade de levar informações a cerca das ações da entidade e contribuir no avanço das conquistas da categoria. Logo em seguida o Presidente, Fernando Cândido e o coordenador municipal, Alex tiveram uma audiência com a Secretária de Saúde, Drª Maria Lucineide Paulo da Silva, onde foi apresentada uma pauta de reivindicações. Sobre a insalubridade foi dito que o perito que fará o laudo pericial começará os trabalhos logo após o feriado de carnaval, sobre a efetivação a secretária informou que o Prefeito, Marcos Madeira é a favor e  já havia cobrado, a secretária informou que com o SINDACS-AL será mais fácil promover a efetivação dos agentes que atendem os critérios da lei e solicitou do sindicato o protocolo de um requerimento para o Dr, Eduardo Cotias da procurador Geral do Município. Quanto ao incentivo de final de ano, será feito um estudo jurídico e logo após será anunciado o resultado.
Postado por Fernando Cândido